Notícia em Destaque

- 116ª Exposição Nacional do Fila Brasileiro CAFIB

A cidade de Varginha (MG) é emblemática na história do Fila Brasileiro, pois foi de lá que vieram os primeiros filhotes trazidos por Paulo Santos Cruz (o “pai da raça”) para iniciar seu lendário Canil Parnapuan, em Santos, no litoral paulista. Algumas curiosidades locais merecem ser registradas.

Leia mais...

Apresentação

Este é o site oficial do CAFIB - Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro. Desde o ano de 1978, data de fundação do clube, nossa intenção é informar para preservar as características da primeira raça genuinamente brasileira.

O CAFIB foi criado em 19 de março de 1978, como resultado de uma mesa-redonda promovida pelo redator especializado de cinofilia do jornal O Estado de S. Paulo, Antônio Carvalho Mendes, com o objetivo de se encontrar uma solução para um grave problema que se verificava (e ainda se verifica) na raça: a mestiçagem, feita por criadores inescrupulosos, com cães de outras raças, principalmente os Mastins (Inglês e Napolitano) e o Dinamarquês.

O nome do CAFIB tem sido largamente usado por muitos criadores de Fila, do Brasil e de outros países, que jamais foram sócios do Clube e que nunca submeteram seus cães a análises. É que, numa raça com o triste histórico de polêmicas envolvendo mestiçagens acobertadas por falsos pedigrees, o nome CAFIB é sempre associado ao Fila puro e à credibilidade de registros. A raridade desses atributos acaba por revesti-los de forte apelo comercial. Por isso muitos criadores, a pretexto de criarem filas de “linha CAFIB”, com a maior desfaçatez fazem uso indevido do nome do Clube para atrair compradores incautos e vender filhotes das mais variadas origens. Daí a necessidade de uma relação dos canis oficialmente registrados no CAFIB.

Conheça alguns dos parceiros do CAFIB:

logo cafibi logo unifila

Os requisitos básicos para os CRIADORES E SÓCIOS são:

SÓCIO DO CLUBE: estar em dia com o pagamento da anuidade e registrar oficialmente o canil no CAFIB. Clique aqui para saber mais sobre como tornar-se sócio.

CRIADOR: estar em dia com o pagamento da anuidade e registrar oficialmente o canil no CAFIB. Registrar ninhadas dentro de 24 meses, caso não haja ninhadas registradas o mesmo passará automaticamente a SÓCIO.

Valores e dados bancários do CAFIB: Clique aqui.