o cafib

CAFIB 25 anos

Em 25 anos de atividades de seleção e preservação do Fila puro, completados em 19 de março de 2003, o CAFIB – Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro se consolidou entre criadores e aficionados do Brasil e do mundo como a única entidade da raça com expressão nacional e internacional imbuída de uma proposta de trabalho técnico de combate à mestiçagem e de melhoramento genético do plantel.

Com sede nacional atualmente no município de Amparo, região de Campinas (SP), e representantes e seções em vários estados e municípios brasileiros, e também no exterior, o CAFIB já analisou individualmente mais de oito mil cães em centenas de Análises de Fenótipo e Temperamento e em viagens pelo interior do Brasil e em outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Espanha e República Checa.

Ao longo desses anos, mas principalmente nos primeiros dez anos de existência, o CAFIB percorreu fazendas e visitou criadores, repetindo viagens pioneiras que o dr. Paulo Santos Cruz, considerado “o pai da raça”, realizou pelo interior de Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950 em busca de Filas puros – verdadeiras excursões aventureiras feitas de automóvel em estradas de terra ou realizadas com o fretamento de frágeis aviões teco-teco que desciam em campos de pouso muitas vezes improvisados.

Assim, a partir de 1978 juízes do CAFIB seguiram a trilha do Fila puro em cidades como Elói Mendes, Fama, Lavras, Três Corações, Itanhandu, São João Del Rei, Nepomuceno, São Lourenço, Caxambu, Frei Inocêncio, Santa Maria do Suaçuí e Pedra Azul, em Minas Gerais, além de cidades na região de Três Rios (Rio de Janeiro), ao longo da rodovia Rio-Bahia e fazendas no interior de São Paulo – principalmente na região de Campinas, Bragança Paulista, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira. Muitas vezes também em estradas de terra, à beira de ribanceiras, não muito diferentes das antigas estradas vicinais que o dr. Paulo percorrera décadas antes, embora desta vez com veículos com mais recursos para enfrentar as péssimas condições dessas verdadeiras trilhas estreitas em regiões montanhosas e de campos.

Simultaneamente a esse trabalho, o CAFIB expediu, ao longo dessas duas décadas e meia, cerca de dois mil Registros de Origem (pedigrees) para filhotes de pais aprovados em Análises de Fenótipo e Temperamento. Isso depois de as ninhadas terem sido submetidas a rigorosa verificação, entre 45 e 60 dias após o nascimento, por juízes ou por pessoal especializado, devidamente autorizados.